sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alimentos!

Como as emoções afetam sua dieta?


Todos temos desejos por certos alimentos. As emoções negativas e/ou positivas influenciam em nossas escolhas alimentares, que podem atrapalhar a dieta. Por isso, é importante encontrarmos maneiras de gerenciar e entender como essas emoções afetam o que comemos.
Por exemplo: ao ingerir um pedaço de chocolate temos a sensação de satisfação. Isso acontece porque o corpo libera serotonina – substância responsável pelo prazer. A compensação das emoções por um alimento pode nos levar ao consumo freqüente, conseqüentemente ao hábito.
A cultura e a experiência de cada pessoa podem modificar a resposta do paladar. Ou seja, o que achamos pouco doce, outros consideram doce demais. E apesar de nascermos não gostando do amargo, quando adultos, apreciamos alimentos do gênero, como café e cerveja.
Após esta leitura da diferença dos padrões de sabores, apure o seu paladar para um dieta maissaudável. Aprenda a apreciar o sabor naturalmente doce das frutas, evite colocar sal nos legumes e perceba o verdadeiro sabor dos alimentos.
E como podemos controlar os desejos emocionais?
FOME EMOCIONALFOME FÍSICA
É despertada de repenteOcorre gradualmente e pode esperar
Você come para preencher um vazio – não o estômago vazioVocê come porque está realmente com fome e aberto a opções
Precisa ser satisfeita de imediato, com alimentos específicos, como pizza ou sorveteQuando satisfeito, a propensão é parar de comer
Mesmo satisfeito, a propensão é continuar a comerNão leva a sentimentos de culpa
Leva a sentimentos de culpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário